sexta-feira, 24 de abril de 2009

Intervenções nos blogs-portfólios

Em nossa última aula do ESPEAD (13/04/09), uma colega perguntou se eu tinha um roteiro, um guia que orientasse as intervenções nos blogs-portfólios das alunas. Desde que iniciei no PEAD e um pouco antes, quando fui tutora da disciplina Midias e Tecnologias em Espaços Escolares, comecei a construir um formato de comentário nas atividades e demais postagens dos alunos, porém ele estava registrado apenas mentalmente.
O questionamento da colega me fez pensar numa forma de sistematizar esta orientação através do registro escrito. Entretanto o medo de compartilhar um "fazer errado" levou-me a, num primeiro momento, conversar com a Suelen* sobre sua visão e seu fazer estas intervenções.
Agora me sinto um pouco mais segura em compartilhar algumas orientações sobre as intervenções - peço apenas que não as tomem como verdades absolutas e incontestáveis, visto que tratam de uma construção permanente.
  • Clareza textual: DETALHAMENTO - muitas postagens são relacionadas com as atividades das interdisciplinas do PEAD, porém muitas vezes partem do pressuposto de que a atividade realizada é conhecida por todos e portanto não apresentam-na, não deixam claro o que foi realizado;
  • Foco: APRENDIZAGEM - existe uma preocupação em mostrar [nos blogs] o que foi feito, a aplicação de uma atividade com os alunos. Todavia é fundamental a reflexão sobre a ação, as aprendizagens de cada aluna-professora.
“Este artesanato intelectual, feito diariamente através da prática do registro, ajuda a construir a memória compreensiva, que é diferente daquela repetitiva e mecânica. Ela não é só uma recordação do aprendido, mas um ponto de partida para realizar novas aprendizagens. (...) Assim, o Diário é também um instrumento que vai alimentando a ligação entre teoria e prática.” (Warschauer, Cecília. A roda e o registro : uma parceria entre professor, alunos e conhecimento. Rio de Janeiro : Paz e Terra, 1993. p.62)
  • Embasamento:
  1. EVIDÊNCIAS - ações concretas que demonstram aprendizagens.
  2. ARGUMENTOS - posicionamento
  3. REFERÊNCIAS - identificar as ideias de outros autores. De onde vem esta ideia que utilizo para sustentar, argumentar, justificar, contrapor meu pensar?

“Registrar o não-documentado passa a ser de grande interesse para a compreensão da complexidade da escola. Da mesma forma, uma única sala de aula também é um mundo complexo, cheio de contrastes. Penetrar em seu interior, registrando sua(s) história(s) é também caminhar no sentido de um aprofundamento da compreensão das relações ali estabelecidas entre seus habitantes e conhecimentos.” (Warschauer, Cecília. A roda e o registro : uma parceria entre professor, alunos e conhecimento. Rio de Janeiro : Paz e Terra, 1993. p. 31)


Comentários nos blogs-portfólio 2009/1
Comentários nos blogs-portfólio 2009/2
Comentários nos blogs-portfólio 2010/1


* Tutora da Interdisciplina Seminário Integrador em São Leopoldo de 2006 à 2008.

Um comentário:

Catia Zílio disse...

Orientações da Profª Marie Jane sobre o Portfólio de Aprendizagens:
Para ajudá-los enumeramos observações sobre a construção do Portfólio de Aprendizagens:
"1.Experimente reservar um tempo fixo na semana para realizar a postagem semanal. Pare para pensar na sua aprendizagem. Você merece esse tempo.
2.Cada postagem pode dar conta de aprendizagem que se relaciona com uma ou mais Interdisciplinas.
3.Construa as postagens de suas aprendizagens com argumentos e evidências.
4.As evidências são ações concretas que demonstram nossa aprendizagem. Essas ações podem ser exemplos da sala de aula, a aplicação de algo na sua vida pessoal, um trabalho na comunidade, a criação de uma atividade, um ato de pensamento que relaciona conceitos, etc. Mas essas ações são evidências quando acompanhadas por argumentos que fazem a leitura crítica das ações.
5.Ao trazer fragmentos de atividades ou de textos lidos nas Interdisciplinas mostre o seu posicionamento informado. Explique o que faz diferença ao saber isso. Demonstre por que tal idéia é importante. Relate se tal situação já foi vivida por você. Que tal mostrar as limitações ou os avanços contrapondo idéias e conceitos?
6.Continue usando os marcadores para sinalizar as Interdisciplinas que estão envolvidas em uma aprendizagem;
7.Lembre-se que o Portfólio de Aprendizagens transcende o curso, é público e tem visibilidade na Internet com visitas inesperadas."
Texto completo está disponível em:
http://peadsaoleopoldo.pbwiki.com/Portfolio-de-Aprendizagens